26/07/2012

Orientações Para o Grupo de Oração com Crianças





A função primordial do Grupo de Oração para as Crianças (GOI) é levá-las a um encontro pessoal com Jesus Salvador e a busca de uma nova vida motivada pela ação do Espírito Santo que habita em nós. Seu carisma é o batismo no Espírito Santo. As crianças devem e podem viver experimentando o Espírito Santo. Elas também podem viver o Pentecostes!

 Para chegar a este ideal siga o conselho de Santa Terezinha:

“Comece fazendo o necessário, depois o possível e de repente estará fazendo o impossível”.


Existem passos que devemos seguir para termos um GOI que atinge seu objetivo. Vale a pena lembrá-los:

1. Acolhida e animação – Acolher as crianças com carinho e amor. Um sorriso e um abraço são indispensáveis. Cante músicas alegres que permitem a socialização.

2. Oração do tercinho – Pode ser uma dezena, o terço do menininho Jesus ou uma Ave- Maria para cada criança. Tudo depende da atividade daquele dia e da ação do Espírito Santo conduzindo a equipe. Claro, não pode faltar criatividade. Quanto mais as crianças puderem ver e participar, mais elas irão gostar da oração.

3. Louvor – Conduzir as crianças a um pequeno louvor. Louvar é agradecer. Agradecer a Deus pelo que ele é (amor, misericórdia, pai, criador...), também pelo que faz por nós (nossa família, nossa escola, os amigos...). Durante o louvor acontecem curas, libertações e manifestação do amor de Deus.O louvor abre as portas á efusão do Espírito Santo. “Da boca dos pequeninos sai um perfeito louvor.”

4. Oração de efusão – Rezar com as crianças pedindo a ação do Espírito Santo. Não deixe esse momento ser vazio. Peça, clame com poder e unção. A efusão do Espírito Santo é um mergulhar em águas mais profundas.

5. Pregação e ensino – É necessário que haja pregação. As crianças precisam conhecer a palavra de Deus. Só amamos aquilo que conhecemos. A pregação deve ser preparada com antecedência e sobre forte oração. Ela deve ser dinâmica e eficaz.

6. Partilha e fixação – Pode ser feita através de atividades ou dinâmicas. Procure nesse momento conversar com as crianças, escutá-las, ver o que conseguiram fixar. É hora de conhecer sua platéia para rezar por cada uma delas durante a semana e apresentar seus nomes e problemas para a intercessão.

7. Oração final – Antes da oração pode ver se têm testemunhos, aniversariantes... Em seguida leve-os a agradecer pela ação de Deus nesse encontro e finalize com o Glória ao Pai.

Evangelizar crianças exige de nós intensa criatividade. Em qualquer um dos momentos acima você pode usar e abusar dela. Trabalhe com fantoches, TVs de papel, histórias ilustradas, imagens, túneis, oficinas de brinquedos, ginástica historiada e tudo que sua imaginação mandar. Lembre-se: criança assimila melhor se estiver vendo e ouvindo!